Turismo

Ao nível do turismo, esta Freguesia oferece o mais variado leque de possibilidades para um passeio á nossa terra. A começar pelo rico e imponente património histórico da Freguesia, onde destacamos as  Igrejas Matriz de Amoreira da Gândara, Paredes do Bairro e a de Ancas, sendo os três monumentos simbólicos da Freguesia, assim como as capelas nos diversos lugares e um vasto património em cruzeiros, fontanários, entre outros. 
 
Privilegiada pelas paisagens verdes, pelo silêncio e harmonia entre a natureza e o homem, onde a mistura de silêncio com a paz é por si só um convite a um dia inesquecível cheio de bons momentos. Não menos importantes são as festas da Freguesia, pois várias são as manifestações culturais distribuídas pelos vários lugares da nossa terra. Pode ainda encontrar no lugar de Ancas um excelente parque de merendas, com espaço para a convivência entre amigos e família, assim como um excelente lago. Este é seguramente um espaço de harmonia, onde o contacto com a mãe natureza nos renova a alma e o espírito, em boas condições de segurança. 
 
A gastronomia da terra é rica e variada. Sendo que o Concelho de Anadia é um importante produtor de vinho, nesta Freguesia também o vinho é de boa qualidade. O património humano afirma-se como do mais rico que aqui pode encontrar, pois em cada lugar encontrará pessoas humildes e hospitaleiras.
 
A tradicional Corrida de Burros que se realiza todos os anos no mês de Agosto, na freguesia de Ancas, Anadia, por altura dos festejos de Nossa Senhora da Assunção, enche de gente as ruas da aldeia. Risos e gargalhadas dominam o dia.
 
Já no séc. XIX, os viajantes paravam nesta região para comerem o famoso leitão e beberem os seus afamados vinhos, pois a gastronomia da terra é rica e diversificada, sendo que por aqui encontrará um variado leque de opções para degustar, na companhia de um bom vinho da Bairrada, produzido aqui na Freguesia.
 
Esta freguesia é composta por gente bem disposta e ordeira, onde em cada esquina poderá comprovar essa qualidade das gentes de cá, que sabem receber bem quem nos visita.
 
GASTRONOMIA
 
LEITÃO Á BAIRRADA
O segredo da sua fama reside no saber e arte dos assadores da região, na escolha do animal (idade, tamanho e alimentação), na matança, nos preparos e temperos (banha de porco, alho, pimenta e sal) e no forno. Demora entre 1h30 a 2 horas a assar e fica com um aspecto final aloirado escuro e pele estaladiça. Serve-se quente, morno ou frio, com batatas fritas ou cozidas, rodelas de laranja, alface e acompanhado, preferencialmente, de vinho espumante.
 
CHANFANA Á BAIRRADA
Grande especialidade que teve origem na nossa terra, prato normalmente servido em ocasiões especiais em todas as festas religiosas, casamentos e baptizados. Pode ser de cabra ou carneiro e é cozinhada em forno de lenha, durante 4 a 5 horas, dentro de caçarolas de barro preto. Uma vez confeccionado só é servido dois ou três dias depois, acompanhado com vinhos da região. É servida em quase todos os restaurantes, embora nalguns casos seja necessário solicitar com antecedência devido ao longo período de preparação necessário.
 
CABIDELA
Outro prato típico. É confeccionado com miúdos do leitão (coração, pulmões e fígado) cortados aos bocadinhos, sangue e batata. É temperado com molho de leitão, banha de porco, sal, azeite, cebola, vinho tinto e água. Vai ao forno, demorando cerca de 40-50 minutos a assar. É assado por baixo do leitão aparando desta forma o líquido da assadura que vai escorrendo.
 
ARROZ DOCE
Sobremesa obrigatória nas ocasiões festivas, saboreia-se em casa com a família ou nos restaurantes da região.
Na região era usado como participação de casamento e pretexto para a apresentação do noivo, que o levava em travessas, acompanhado pela mãe e amigos, a casa das famílias conhecidas.
 
LEITE CREME
Em todos os restaurantes que se prezem, não pode faltar o leite-creme, devidamente coberto de açúcar torrado. Confeccionado a partir de leite e ovos é servido em travessas ou taças individuais.
 
VINHOS DA REGIÃO 
São néctares da região os Vinhos Maduros e Espumantes (Região Demarcada da Bairrada).
 
 
Por estas e muitas outras razões, venha visitar-nos
 
Seja Bem-Vindo.